A Vereadora que abaixo subscreve, MARCIA SERAFINI CASSIANO DA SILVA  , com assento nesta Casa de Leis e no uso de suas atribuições legais, vem respeitosamente requerer a Vossa Excelência, após ouvido o soberano Plenário, se digne oficiar o Chefe do Executivo Municipal, pleiteando o seguinte:

a)     Propõe ao Poder Executivo, a obrigatoriedade de atendimento de saúde a realizar exames especializados e demais exames de obrigatoriedade do Município no prazo máximo de 30 dias quando houver suspeita de câncer. Devido à preocupação que essa indicação sugere, no caso quando existe urgência no diagnóstico de pessoas com suspeita de Câncer, que seja obrigatório a Secretaria Municipal de Saúde a oferecer e realizar os exames necessários em menos de 30 dias (trinta dias) ao usuário do SUS (Sistema Único de Saúde), garantindo assim, um diagnóstico precoce, e maiores possibilidades de tratamento e acompanhamento pelos profissionais médicos, nos serviços públicos de referência; 

b)    Sugere ao Poder Executivo, a disponibilização de exames de ultrassonografia e de raios-X, nos finais de semana (no Pronto Atendimento Municipal), em sistema de 24 horas, com a finalidade de evitar desgastes e riscos às pessoas que utilizam o serviço de Urgência e Emergência. Sendo que os raios-X e ultrassonografia são um método de diagnóstico eficaz e de utilidade para todos. Em diversas situações, estes exames ajudam a identificar e a concluir os diagnósticos, e a condutas médicas importantes para o bem-estar e da saúde do indivíduo. Solicito que estes serviços de apoio ao diagnóstico sejam ofertados aos finais de semana em sistema de 24 horas, de atendimento diretamente ligado ou não ao sistema público de saúde. Os exames deverão ser oferecidos para que a população do Município encontre suporte e auxílio no momento necessário. 

 

Nestes termos, pede deferimento.

Mandaguari, 17 de novembro de 2017.

 

Marcia Serafini Cassiano da Silva