Transmissão ao vivo das sessões ordinárias: Segundas-feiras, às 19h.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / SESSÃO

 
Câmara retoma atividades reforçando fiscalização
 
07/08/2019
Fonte: Assessoria de Imprensa

Vereadores apresentaram requerimentos solicitando obras e qualidade nos serviços do Executivo

Os vereadores retornaram do recesso legislativo na segunda-feira (5). Durante a sessão ordinária, em plenário, os parlamentares reforçaram a fiscalização ao Poder Executivo, apresentando requerimentos voltados às áreas de Meio Ambiente, Saúde e Cultura. A assembleia foi presidida pelo vereador Hudson Guimarães.

 

Luiz Carlos Garcia e Sebastião Alexandre da Silva requisitaram (86/2019) que a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente acompanhe as análises de qualidade da água e do esgoto do município. Os estudos, que serão contratados pelo PROCON, têm o objetivo de avaliar os serviços atualmente prestados pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Os parlamentares pedem que o acompanhamento seja integral, considerando que esta é uma “pauta de grande importância para a qualidade de vida da população”.

 

Ao defender o requerimento, Garcia lembrou que, em trabalho conjunto com Silva, protocolou no Ministério Público (MP) um pedido de averiguação sobre possível contaminação de córregos de Mandaguari por despejo de esgoto sanitário sem tratamento. “No início de julho, protocolamos no Fórum um dossiê e denunciamos a Sanepar por crime ambiental. O contrato de prestação de serviços com o município está vencido e a empresa quer renovar por 30 anos. Então, precisamos acompanhar com muita atenção essa análise”, ressaltou.

 

Em relação à Saúde, Clarice Ignácio Pessoa Pereira, Luiz Carlos Garcia e Sebastião Alexandre da Silva requerem (87/2019) da secretaria responsável a aquisição de um micro-ônibus com capacidade para transportar aproximadamente 40 passageiros. A intenção é que o veículo otimize o traslado de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização de exames e procedimentos médicos em Maringá. “Seria uma economia muito grande, já que hoje as vans vão e voltam de Maringá por duas, até três vezes num dia”, argumentou Silva.

 

O presidente da Casa também apresentou requerimento (89/2019) ao Executivo. Hudson Guimarães solicita que os parlamentares sejam informados com antecedência sobre as datas de realização das reuniões do Conselho Municipal de Cultura. A intenção é possibilitar participação mais ampla dos vereadores nos debates sobre o fomento e as ações culturais em Mandaguari.

 

Durante a sessão, Clarice Ignácio Pessoa Pereira também requereu, de maneira verbal, que a Secretaria de Urbanismo, Obras e Serviços Públicos construa calçadas nos seguintes pontos da cidade: em volta da Mini Arena, entre a linha férrea e o Jardim Esplanada; no entorno da futura quadra de vôlei; ao redor da pista de skate; e no ponto de travessia do Jardim Esplanada para o centro, considerando o grande número de pessoas que passam diariamente pelo local.

 

PROJETO

Os parlamentares deliberaram, ainda, sobre o Projeto de Lei 024/2019, de autoria do Poder Executivo. A proposta, que institui o Programa de Regularização de Obras, foi aprovada em segunda discussão. Uma emenda supressiva ao PL, apresentada pela vereadora Marcia Serafini Cassiano da Silva, também foi aprovada por unanimidade.

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Vereadores discutem projetos de lei com prefeitos e secretários
» Câmara divulga resultado final do PSS para contador
» DEPEN anuncia reforços na segurança da carceragem aos vereadores
» Câmara sedia troca de comando da PM de Mandaguari
» Comissão Especial da Saúde averigua condições da Atenção Básica
» Vereadores visitam cadeia pública e se reúnem com promotor de justiça
VER TODAS