Transmissão ao vivo das sessões ordinárias: Segundas-feiras, às 19h.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / MEIO AMBIENTE

 
Programa Nossas Águas atinge a marca de 30 nascentes recuperadas em Mandaguari
 
12/02/2021
Fonte: Cléber Gonçalves | Assessoria de Comunicação
Credito: Suellen Rodrigues

Trabalho de recuperação e proteção de nascentes do município foi uma sugestão dos vereadores Garcia e Sebastião Alexandre

O Programa Nossas Águas atingiu, nesta semana, a marca de 30 nascentes recuperadas em Mandaguari. O trabalho, formalizado pela Lei Municipal nº 3.406/2020, é uma sugestão feita pelos vereadores Garcia (Cidadania) Sebastião Alexandre (MDB) que está impactando a vida de produtores rurais, por meio da melhoria da qualidade das águas das minas.

A família de Fabiano Ricardo Cedran é uma das beneficiadas com a iniciativa. “Essa ação de recuperação e proteção das nascentes é muito boa, porque melhora a qualidade da água e, também, aumenta o volume que conseguimos usar no dia a dia”, contou o agricultor.

“Por onde nós passamos, podemos ver a satisfação das pessoas que têm sido beneficiadas com o programa, que engloba atividades simples, mas de grande importância para o homem do campo”, comentou Garcia. “Com essa aceitação e com os resultados rápidos que temos observado, estamos bastante animados em fazer com que esse programa cresça e alcance muitas outras pessoas”, completou Sebastião Alexandre.

O PROGRAMA

O Programa Nossas Águas surgiu de uma sugestão feita pelos vereadores Garcia e Sebastião desde 2019. Os parlamentares já executavam ações em benefício da comunidade rural e entenderam a necessidade da iniciativa. Foi por isso que fizeram uma indicação ao Executivo Municipal, que acatou a ideia e a transformou em lei municipal.

O trabalho consiste em mapear, recuperar e proteger as nascentes do município. “Podem solicitar o serviço todos os produtores do município registrados ou que se registrarem no Cadastro de Produtor Rural [Cad/Pro]. O beneficiário só precisa disponibilizar alguns materiais de baixo custo, que variam de acordo com o porte das nascentes das propriedades, e o Município entra com todo o trabalho técnico”, explicou a engenheira agrônoma da Prefeitura, Gisiane July Ströher.

PARCERIA

A execução das atividades fica na responsabilidade da Prefeitura, que conta com outros parceiros, como os próprios vereadores autores da ideia e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR/PR). “Nós somamos forças nos trabalhos de identificação e mapeamento de todas as minas e, também, nas ações específicas de recuperação e proteção de cada uma. Fazemos isso, porque entendemos que melhorar a qualidade da água é importante para o desenvolvimento e o bem estar do homem do campo”, destacou o responsável pelo IDR/PR em Mandaguari, o médico veterinário Matheus Vilarindo.

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Em apoio à Prefeitura, Câmara esclarece trâmite dos projetos do Plano Diretor
» Após reclamações de moradores, vereadores fiscalizam atendimento no PAM
» Vereadores recebem deputado Jacovós na Câmara
» IBGE abre 36 vagas em Mandaguari para o Censo 2021
» Sessões da Câmara poderão ser transmitidas em Libras
» Vereador Eron Barbiero pede auxílio emergencial municipal
VER TODAS